sexta-feira, 6 de junho de 2008

A evolução dos meios de transportes

Os meios de transportes vem tendo um aspecto evolutivo desde a Terceira Revolução Industrial que se iniciou a partir da segunda metade do século XX, em uma fase de grandes processos tecnológicos. A origem do automóvel vem do final do século XIX. Com a evolução da produção em massa, a quantidade de automóveis que saiam das fábricas se multiplicou, um grande exemplo disso, foi o da empresa da Ford, conhecida pelo Fordismo.
Novas tecnologias de combustível vem sendo desenvolvidas para todos os atuais meios de transporte. Apesar de ainda dependerem da queima do petróleo, muitas fontes de energia limpa vem se popularizando como alternativas menos poluentes, causando menos impacto a natureza. Hoje em dia, já existe o projeto do carro movido à pressão do ar, com poluição
zero. Projetos de novas tecnologias ainda esbarram na baixa autonomia, e no preço elevado, tornando inviável a popularização e começo da produção em massa.
A tendência é que aviões de grande porte comerciais evoluam na capacidade de passageiros por viagem, diminuindo a quantidade de vôos e aumentando o conforto dos clientes. Uma grande novidade nesse setor é o novo Airbus, maior avião do mundo ultrapassando o Boeing, uma grande evolução em relação ao 14 bis, primeiro avião que foi construído por Santos Dumont. Outro grande avanço nos transportes é a evolução do trem para o atual trem-bala, eficiente meio de transporte comum nos países desenvolvidos e raros nos subdesenvolvidos devido ao elevado custo. Mais eficiente que o metrô convencional e ônibus, foi à solução para o transporte público. Todos esses avanços só foram possíveis graças à evolução da indústria e da tecnologia, melhorando o transporte da população mundial.

2 comentários:

Emicleiton disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Emicleiton disse...

Gosteii Muito doo textoo!
Ajudou na minha pesquisaa.